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\documentclass{beamer}

\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[brazil,british]{babel}
\usetheme{default}
\usecolortheme{beaver}
\usepackage{graphicx}
\usepackage{clrscode}
\usepackage{hyperref}
% \usecolortheme{dove}
\usepackage{tikz}
\usetikzlibrary{positioning}
\title{Assunto 04}
\subtitle{Condicionais compostos}
\author{David Déharbe \\
Universidade Federal do Rio Grande do Norte \\
Centro de Ciências Exatas e da Terra \\
Departamento de Informática e Matemáica Aplicada}
\date{26 de fevereiro de 2015}

\newcounter{ProblemCtr}

\begin{document}
\selectlanguage{brazil}
\begin{frame}
\titlepage
\end{frame}

\section{Problema motivador}

\stepcounter{ProblemCtr}

\begin{frame}

\frametitle{Prática (\theProblemCtr) : Capital}
\framesubtitle{OBI2013 - Programação Júnior, fase 1}

O governo está com problemas de trânsito na capital. Para desafogar o trânsito,o
governador decidiu que uma nova capital deve ser construída. O arquiteto
minimalista Joe Bloggs foi contratado.

Bloggs foi informado de que o terreno será retangular. Além disso, a cidade
deverá ser dividida em quatro zonas. Bloggs decidiu que duas avenidas,
perpendiculares entre si, cada uma paralela a dois dos lados do terreno
retangular, dividirão a capital nas quatro zonas.

Bloggs pediu para você escrever um programa que, dadas as áreas das quatro
zonas, determine se ele poderá ou não manter seu projeto (ou seja, se existe um
retângulo que possa ser dividido por duas retas perpendiculares, cada uma
paralela a dois dos lados do retângulo).

\end{frame}

\begin{frame}

\frametitle{Prática (\theProblemCtr) : Capital}
\framesubtitle{OBI2013 - Programação Júnior, fase 1}

\begin{itemize}

\item Entrada

A entrada consiste de uma única linha contendo quatro inteiros $A_1$, $A_2$,
$A_3$, $A_4$, indicando a área de casa uma das zonas.

\item Saída

Seu programa deve imprimir um único caractere: \texttt{S} se é possível, ou
\texttt{N} caso contrário.

\item Restrições: $1 \le A_i \le 10^{4}$

\item Exemplos:

\begin{tabular}{l|l|l}
\hline
Entrada \hspace*{2cm} & Entrada \hspace*{2cm} & Entrada \hspace*{2cm} \\
\texttt{1 2 4 8} & \texttt{1 2 3 4} & \texttt{15 14 6 35} \\
Saída & Saída & Saída \\
\texttt{S} & \texttt{N} & \texttt{S} \\
\hline
\end{tabular}

\end{itemize}

\end{frame}

\begin{frame}

\frametitle{Ideia de solução}

\begin{center}
\includegraphics[height=.5\textheight]{capital.png}
\end{center}

\begin{itemize}
\item $\frac{A_1}{A_2}=\frac{A_3}{A_4} \Leftrightarrow A_1 A_4 = A_3 A_2$.
\item $A_1 * A_4 = A_2 * A_3$: sim
\item $A_1 * A_2 = A_3 * A_4$: sim
\item $A_1 * A_3 = A_2 * A_4$: sim
\item caso contrário: não
\end{itemize}

\end{frame}

\begin{frame}

\frametitle{Esbouço de solução}

\begin{tabular}{l}
\texttt{\#include <stdio.h>} \\
\texttt{int main(void) \{} \\
\quad \texttt{int A1, A2, A3, A4;} \\
\quad \texttt{scanf("\%i \%i \%i \%i", \&A1, \&A2, \&A3, \&A4);} \\
\quad \texttt{if (A1 * A2 == A3 * A4)} \\
\quad \quad \texttt{printf("S$\backslash$n");} \only<2>{\alert{$\leftarrow$}}\\
\quad \texttt{else if (A1 * A3 == A2 * A4)} \\
\quad \quad \texttt{printf("S$\backslash$n");} \only<2>{\alert{$\leftarrow$}} \\
\quad \texttt{else if (A1 * A4 == A2 * A3)} \\
\quad \quad \texttt{printf("S$\backslash$n");} \only<2>{\alert{$\leftarrow$}} \\
\quad \texttt{else} \\
\quad \quad \texttt{printf("N$\backslash$n");} \\
\quad \texttt{return 0;} \\
\texttt{\}}
\end{tabular}

\pause

O mesmo comando é repetido três vezes...

\end{frame}

\begin{frame}

\frametitle{Combinação 1: em qualquer uma das condições...}

\begin{itemize}

\item Se qualquer uma das três condições é satisfeita, então o mesmo
comando deve ser executado.

\item Vamos \alert{compor} essas três condições em uma só:

\begin{tabular}{llll}
\texttt{A1*A2 == A3*A4} & \alert{\texttt{||}} & \texttt{A1*A3 == A2*A4} & \alert{\texttt{||}} \\
\texttt{A1*A4 == A2*A3} & & &
\end{tabular}

\item O operador \alert{\texttt{||}} combina várias condições em uma só.

\item A condição resultado é satisfeita se pelo menos uma das condições combinadas é satisfeita.

\item Esta operação é chamada de

\begin{itemize}

\item \alert{ou} lógico

\item \alert{disjunção}

\end{itemize}

\end{itemize}

\end{frame}

\begin{frame}

\frametitle{Nova solução}

\begin{tabular}{l}
\texttt{\#include <stdio.h>} \\
\texttt{int main(void) \{} \\
\quad \texttt{int A1, A2, A3, A4;} \\
\quad \texttt{scanf("\%i \%i \%i \%i", \&A1, \&A2, \&A3, \&A4);} \\
\quad \texttt{if \alert{( (A1 * A2 == A3 * A4) || }} \\
\quad \quad \quad \alert{\texttt{~(A1 * A3 == A2 * A4) || }} \\
\quad \quad \quad \alert{\texttt{~(A1 * A4 == A2 * A3) )}} \\
\quad \quad \texttt{printf("S$\backslash$n");} \only<2>{\alert{$\leftarrow$}}\\
\quad \texttt{else} \\
\quad \quad \texttt{printf("N$\backslash$n");} \\
\quad \texttt{return 0;} \\
\texttt{\}}
\end{tabular}

\end{frame}

\stepcounter{ProblemCtr}

\begin{frame}

\frametitle{Prática (\theProblemCtr) : Sistema acadêmico}

No curso da Universilândia, um aluno tem que seguir todo ano cinco matérias.
Ele passa de ano se ele tem média geral maior ou igual a 70 e média em cada
matéria maior ou igual a 50. As notas não são arredondadas.

Escreva um programa que lê as notas de um aluno nas cinco matérias e imprime
\texttt{S} se ele passa de ano, e \texttt{R} se ele for reprovado.

Restrições: cada nota é um número inteiro entre 0 e 100.

Entrada: cada caso de teste é uma única linha com cinco inteiros $N_1$, $N_2$,
$N_3$, $N_4$ e $N_5$

Saída: uma única linha com \texttt{S} ou \texttt{R}.

\end{frame}

\stepcounter{ProblemCtr}

\begin{frame}

\frametitle{Prática (\theProblemCtr) : Sistema acadêmico (bis)}

No curso da Universilândia, um aluno tem que seguir todo ano cinco matérias.
Ele passa de ano se ele tem média geral maior ou igual a 70 e média em cada
matéria maior ou igual a 50. As notas não são arredondadas. Se a média geral for
maior ou igual a 30, o aluno pode fazer uma prova de recuperação. A média final
então é a média aritmética entre a média geral inicial e a nota da
recuperação. O aluno passa de ano em recuperação se a média final for maior ou
igual a 50.

Escreva um programa que lê as notas de um aluno nas cinco matérias, calcule a
média geral inicial. Caso for maior ou igual a 30 e menor que 50, o programa lê
a nota da recuperação. O programa então imprime \texttt{S} se ele passa de ano,
e \texttt{R} se ele for reprovado.

Restrições: cada nota é um número inteiro entre 0 e 100.

Entrada: cada caso de teste é uma linha com cinco inteiros $N_1$, $N_2$,
$N_3$, $N_4$ e $N_5$, possivelmente seguida com uma linha com um inteiro $N_R$.

Saída: uma única linha com \texttt{S} ou \texttt{R}.

\end{frame}

\begin{frame}

\frametitle{Outros operadores}

\begin{itemize}

\item e lógico / conjunção

\begin{itemize}

\item Operador C: \alert{\texttt{\&\&}}

\item Combina várias condições em uma só

\item É satisfeita se todas as condições combinadas são satisfeitas

\end{itemize}

\item não lógico / negação

\begin{itemize}

\item Operador C: \alert{\texttt{!}}

\item Se aplica a uma condição

\item É satisfeita se todas a condição à qual foi aplicado não for satisfeita.

\end{itemize}

\end{itemize}

\end{frame}

\begin{frame}

\frametitle{Resumo}

\begin{itemize}

\item Operadores lógicos
\item Prátique:
\begin{itemize}
\item Júnior, 2012, fase 2, Tira-teima
\item Júnior, 2010, fase 1, SEDEX
\item Nível 2, 2012, fase 2, Album de fotos
\item Nível 2, 2013, fase 2, Janela
\item Nível 2, 2008, fase 1, Avião
\item Universitário, 2014, fase 2, Voo
\end{itemize}
\end{itemize}
\end{frame}

\end{document}