\documentclass{beamer}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[brazil,british]{babel}
\usetheme{default}
\usecolortheme{beaver}
\usepackage{graphicx}
\usepackage{clrscode}
\usepackage{hyperref}
% \usecolortheme{dove}
\usepackage{tikz}
\usetikzlibrary{positioning}
\title{Assunto 03}
\author{David Déharbe \\
Universidade Federal do Rio Grande do Norte \\
Centro de Ciências Exatas e da Terra \\
Departamento de Informática e Matemáica Aplicada}
\date{23 de fevereiro de 2015}
\newcounter{ProblemCtr}
\begin{document}
\selectlanguage{brazil}
\begin{frame}
\titlepage
\end{frame}
\section{Problema motivador}
\stepcounter{ProblemCtr}
\begin{frame}
\frametitle{Prática (\theProblemCtr) : Sedex Marciano}
\framesubtitle{OBI2010 - Programação 1, fase 2}
Estamos no ano 2048 e um dos sonhos da humanidade torna-se realidade:
a colonização do planeta Marte. Nossos primeiros colonizadores acabam de chegar,
e começam a fazer as preparações (como a instalação de cúpulas de oxigênio e
tratamento do solo para agricultura) para que mais pessoas possam tentar uma
nova vida no planeta vizinho.
Apesar dos avanços tecnológicos, ainda resta um problema: os foguetes usados
para ir a Marte ainda são caros. Com isso, fica difícil enviar suprimentos para
os nossos colonos por muito tempo. Assim, a agência espacial contratou o SBC
(Serviço Balístico Cósmico), que desenvolveu um canhão super-potente que
consegue disparar esferas até Marte, sem precisar gastar milhões de dólares em
equipamento e combustível.
Agora, tudo o que é necessário fazer para enviar suprimentos a Marte é colocar
uma caixa com as encomendas dentro de uma esfera e disparar a mesma até seu
destino.
\end{frame}
\begin{frame}
\frametitle{Prática (\theProblemCtr) : Sedex Marciano}
\framesubtitle{OBI2010 - Programação 1, fase 2}
\begin{itemize}
\item Tarefa
Dadas as dimensões de uma caixa e o raio interno da esfera disparada pelo
canhão, seu programa deverá dizer se é possível enviar tal caixa.
\item Entrada
Cada entrada contém apenas uma linha com quatro inteiros $L$, $A$, $P$ e $R$, ($0 \le L, A, P, R \le 1000$) que representam a largura, altura e profundidade da caixa e o raio da esfera.
\item Saída
Seu programa deve imprimir um único caractere: \texttt{S} se é possível, ou
\texttt{N} caso contrário.
\item Exemplos:
\begin{tabular}{l|l|l}
\hline
Entrada \hspace*{2cm} & Entrada \hspace*{2cm} & Entrada \hspace*{2cm} \\
\texttt{10 20 30 30} & \texttt{10 10 10 7} & \texttt{2 4 4 3} \\
Saída & Saída & Saída \\
\texttt{S} & \texttt{N} & \texttt{S} \\
\hline
\end{tabular}
\end{itemize}
\end{frame}
\begin{frame}
\frametitle{Novidades.}
\begin{itemize}
\item Como \alert{imprimir texto}?
\item O texto a imprimir depende de certas \alert{condições}: como testar
condições?
\end{itemize}
\end{frame}
\begin{frame}
\frametitle{Imprimindo textos.}
\texttt{printf("S$\backslash$n");}
\pause
$\Longrightarrow$ \texttt{S} $\downarrow$
\pause
\texttt{printf("Hello world!$\backslash$n");}
\pause
$\Longrightarrow$ \texttt{Hello world!} $\downarrow$
\pause
\texttt{printf("Hello$\backslash$nworld!$\backslash$n");}
\pause
$\Longrightarrow$ \begin{tabular}[t]{l}\texttt{Hello} \\
\texttt{world!} $\downarrow$
\end{tabular}
\pause
\noindent\begin{tabular}[t]{l}
\texttt{printf("Este eh um texto bastante extenso que$\backslash$n"} \\
\hspace*{1cm}\texttt{"o programa vai imprimir com um unico comando"} \\
\hspace*{1cm}\texttt{"printf,$\backslash$n"} \\
\hspace*{1cm}\texttt{"dividindo o texto em partes separadas por$\backslash$n"} \\
\hspace*{1cm}\texttt{"espaco branco.$\backslash$n");}
\end{tabular}
\pause
$\Longrightarrow$ \begin{tabular}[t]{l}\texttt{Este eh um texto bastante extenso que} \\
\texttt{o programa vai imprimir com um unico comando printf,} \\
\texttt{dividindo o texto em partes separadas por} \\
\texttt{espaco branco.} $\downarrow$
\end{tabular}
\pause
\alert{(esses comandos devem estar em um programa.)}
\end{frame}
\begin{frame}
\frametitle{Condições}
O algoritmo é:
\begin{itemize}
\item Se a esfera é grande o suficiente, então imprimir \texttt{S};
\item senão, imprimir \texttt{N}.
\end{itemize}
\pause
Qual o equivalente ao ``se ... então ... senão ...'' em C?
\begin{itemize}
\item \alert{\texttt{if (...) ... else ...}} \pause
\item \alert{\texttt{if (} ``condição'' \texttt{)} ``comando'' \texttt{else} ``outro comando''} \pause
\item Exemplo
\begin{tabular}{l}
\texttt{int idade;} \\
\texttt{scanf("\%i", \&idade);} \\
\texttt{if (idade < 18)} \\
\quad \texttt{printf("menor");} \\
\texttt{else} \\
\quad \texttt{printf("maior");}
\end{tabular}
\end{itemize}
\end{frame}
\begin{frame}
\frametitle{Exemplo}
\begin{tabular}{l}
\texttt{\#include <stdio.h>} \\
\texttt{int main(void) \{} \\
\quad \texttt{int idade;} \\
\quad \texttt{scanf("\%i", \&idade);} \\
\quad \texttt{if (idade < 18)} \\
\quad \quad \texttt{printf("menor$\backslash$n");} \\
\quad \texttt{else} \\
\quad \quad \texttt{printf("maior$\backslash$n");} \\
\quad \texttt{return 0;}\\
\texttt{\}}
\end{tabular}
\begin{itemize}
\item lê um inteiro, armazena na variável \texttt{idade};
\item testa se o valor armazenado for menor que 18
\begin{itemize}
\item se o teste for positivo, imprime \texttt{menor};
\item se o teste for negativo, imprime \texttt{maior}.
\end{itemize}
\end{itemize}
\end{frame}
\begin{frame}
\frametitle{Observações}
\begin{itemize}
\item A condição deve ser entre parênteses:
\texttt{if (idade < 18)}
\item Para executar mais de um comando sujeito a uma condição, deve
se juntar eles em um \alert{bloco} com um par de chaves:
\begin{tabular}{l}
\texttt{if (idade < 18)} \\
\quad \alert{\texttt{\{}} \\
\quad \quad \alert{\texttt{printf("menor$\backslash$n");}} \\
\quad \quad \alert{\texttt{printf("maior em \%i ano(s).$\backslash$n", 18 - idade)}} \\
\quad \alert{\texttt{\}}} \\
\texttt{else} \\
\quad \texttt{printf("maior$\backslash$n");} \\
\end{tabular}
\item Também pode se juntar vários comandos em um bloco após o \texttt{else}.
\end{itemize}
\end{frame}
\begin{frame}
\frametitle{Observações}
\begin{itemize}
\item A parte \texttt{else} é opcional
\item Exemplo:
\begin{tabular}{l}
\texttt{int num;} \\
\texttt{scanf("\%i", \& num);} \\
\texttt{if (num < 0)} \\
\quad \texttt{num = - num;} \\
\texttt{printf("valor absoluto: \%i$\backslash$n", num);}
\end{tabular}
\end{itemize}
\end{frame}
\begin{frame}
\frametitle{Observações}
\begin{itemize}
\item Todas as combinações de comandos condicionais são autorizadas.
\item \only<1>{Aninhamento de condicionais
\begin{tabular}{l}
\texttt{if (x < 0)} \\
\quad \texttt{\{} \\
\quad \quad \texttt{if (y < 0)} \\
\quad \quad \quad \texttt{printf("sudoeste$\backslash$n");} \\
\quad \quad \texttt{else} \\
\quad \quad \quad \texttt{printf("noroeste$\backslash$n");} \\
\quad \texttt{\}} \\
\texttt{else} \\
\quad \texttt{\{} \\
\quad \quad \texttt{if (y < 0)} \\
\quad \quad \quad \texttt{printf("sudeste$\backslash$n");} \\
\quad \quad \texttt{else} \\
\quad \quad \quad \texttt{printf("nordeste$\backslash$n");} \\
\quad \texttt{\}}
\end{tabular}
}
\pause
\only<2>{Encadeamento de condicionais
\begin{tabular}{l}
\texttt{if (media >= 7)} \\
\quad \texttt{printf("aprovado$\backslash$n");} \\
\texttt{else if (media >= 3)} \\
\quad \texttt{printf("em recuperacao$\backslash$n");} \\
\texttt{else} \\
\quad \texttt{printf("reprovado$\backslash$n");} \\
\end{tabular}
}
\end{itemize}
\end{frame}
\begin{frame}
\frametitle{Condições e operadores relacionais}
Alguns dos operadores possíveis para testar condições são os seguintes:
\begin{itemize}
\item igualdade \alert{\texttt{==}}
\item diferença \alert{\texttt{!=}}
\item menor estritamente \alert{\texttt{<}}
\item menor ou igual \alert{\texttt{<=}}
\item maior estritamente \alert{\texttt{>}}
\item maior ou igual \alert{\texttt{>=}}
\end{itemize}
\pause
\alert{atenção:}
\begin{itemize}
\item Todos esses operadores são binários (tem dois operandos)
\item É correto escrever, em notação matemática: $3 \le n < 7$.
\item A tradução desta condição para C não é \texttt{3 <= b < 7}!
\end{itemize}
\end{frame}
\begin{frame}
\frametitle{Resumo}
\begin{itemize}
\item Entrada: impressão de texto
\item Prato principal: o comando condicional \texttt{if}
\item Acompanhamento: os operadores relacionais.
\item Sobremesa: resolver os problemas seguintes da OBI
\begin{itemize}
\item Júnior, 2012, fase 1, Campeonato
\item Júnior, 2012, fase 2, Receita de bolo
\item Nível 1, 2014, fase 1, Triângulo
\item Nível 1, 2013, fase 1, Corrida
\item Júnior, 2013, fase 1, Capital
\end{itemize}
\end{itemize}
\end{frame}
\end{document}